Grupo de pesquisa Crítica e Experiência Estética lança site sobre o legado de Gerd Bornheim

Como homenagem e iniciativa acadêmica o grupo de pesquisa Crítica e experiência estética lançou o site https://gerdbornheim.wixsite.com/meusite

A partir de agora o leitor terá acesso público ao conteúdo organizado pelo grupo sobre o legado de Gerd Bornheim (1929- 2002), filósofo e crítico de arte brasileiro. Seus estudos compreendem a filosofia e diversas reflexões críticas acerca de temas como arte, percepção, teatro, fenomenologia, alteridade, dialética entre outros.

O endereço eletrônico é parte de uma série de projetos temáticos resultantes das consolidações de interpretações e discussões sobre as produções ensaísticas e das ações de valorização da memória de Bornheim. Voz marcante, difundida através de seu papel como intelectual, que ressonava nas atividades do professor e formador de opinião, cujas proposições ímpares contribuem para a compreensão estético - política e cultural do País.

Sua vida e obra vem sendo estudadas pelo grupo de pesquisa Crítica e experiência estética desde 2015, no Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), sob a coordenação do Prof. Gaspar Paz e colaboração de estudantes de iniciação científica, mestrandos, doutorandos e pós- doutorandos, assim como as adições de diálogos estabelecidos com pesquisadores de outras instituições acadêmicas.

Os integrantes do grupo destacam o histórico de atuação do autor a partir de uma criativa seleção de citações, textos, vídeos, que os leitores encontrarão dispostos no site. Obras que transmitem posicionamentos acentuados sobre questões da filosofia, arte, política e áreas conexas. Nessa diversidade de temas são muitos saberes abordados a partir de assuntos e olhares que podem contribuir para a produção de conhecimento de pesquisadores de áreas variadas e interessados em geral.

Enquanto estudiosos da obra de Bornheim, os integrantes do grupo procuram redimensionar esse legado a partir de leituras de suas heranças culturais. Isso é visível no modo de comunicação com esses pensamentos e na forma como as vozes dos pesquisadores aparecem na página virtual.

A seleção de conteúdo foi feita detalhadamente com o objetivo de demonstrar essas conexões de pesquisa, que

realçam um processo inventivo de interpretação das reflexões bornheimianas.

O leitor encontrará ainda a subdivisão das sessões artísticas, onde aparecem as perspectivas de abordagens e um inventariar de suas significações, produções e alguns materiais inéditos de acervo catalogados pela equipe.

Para a inauguração do site destacamos a coluna Ensaio aberto, iniciada com o texto da Profa. Rosa Dias (UERJ), espaço criado para receber periodicamente textos de convidados e também para divulgação de atualizações das pesquisas em andamento desenvolvidas pelo grupo.

Mais informações sobre o site, trabalho do grupo e /ou esclarecimento de dúvida, entre em contato pelo e-mail:

gerdbornheim [at] gmail.com .

Boa leitura! Erika Mariano

Novembro/2020