Estágio de docência e outras informações

Norma geral sobre os Estágios de Docência:O Estágio de Docência é obrigatório para todos os alunos que estejam na condição de bolsistas da CAPES/DS, conforme previsto na Portaria MEC/CAPES nº 76/2010, e opcional para os demais alunos.
Portaria MEC/CAPES nº 76/2010, de 14 de abril de 2010:
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
Art. 18. O estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social, obedecendo aos seguintes critérios:
I - para o programa que possuir os dois níveis, mestrado e doutorado, a obrigatoriedade ficará restrita ao doutorado;
II - para o programa que possuir apenas o nível de mestrado, a obrigatoriedade do estágio docência será transferida para o mestrado;
III - as Instituições que não oferecerem curso de graduação, deverão associar-se a outras Instituições de ensino superior para atender as exigências do estágio de docência;
IV - o estágio de docência poderá ser remunerado a critério da Instituição, vedado à utilização de recursos repassados pela CAPES;
V - a duração mínima do estágio de docência será de um semestre para o mestrado e dois semestres para o doutorado e a duração máxima para o mestrado será de dois semestres e três semestres para o doutorado;
VI - compete à Comissão de Bolsas CAPES/DS registrar e avaliar o estágio de docência para fins de crédito do pós-graduando, bem como a definição quanto à supervisão e o acompanhamento do estágio;
VII - o docente de ensino superior, que comprovar tais atividades, ficará dispensado do estágio de docência;
VIII - as atividades do estágio de docência deverão ser compatíveis com a área de pesquisa do programa de pós-graduação realizado pelo pós-graduando.
IX - havendo específica articulação entre os sistemas de ensino pactuada pelas autoridades competentes e observadas as demais condições estabelecidas neste artigo, admitir-se-á a realização do estágio docente na rede pública de ensino médio;
X - a carga horária máxima do estágio docência será de 4 horas semanais.Observações Específicas do Programa sobre os Estágios de Docência:
Estágio de docência:

A atividade de estágio de docência é obrigatória para bolsistas CAPES e FAPES. O Colegiado do PPGA sugere e estimula a realização dessa atividade para todos os mestrandos. A carga mínima é de 30 horas para os alunos bolsistas da FAPES e 60 horas para os bolsistas CAPES. Os mestrandos são orientados a cumprir o estágio no 3° semestre do curso, que antecede o período final de redação da dissertação.
Conforme o regulamento do PPGA, o estágio docência é válido como disciplinas eletivas do Mestrado em Artes.

Os alunos podem totalizar até 4 créditos nestas disciplinas para integralização curricular. É de responsabilidade do orientador a solicitação de matrícula do mestrando, que deve ser acompanhada de um plano detalhado de trabalho, elaborado em conjunto com o professor responsável pela disciplina. É fundamental que o mestrando planeje seu cronograma com antecedência, pois a proposta é analisada e aprovada antecipadamente pelos Colegiados do PPGA e pelo Departamento no qual o aluno irá estagiar.

O projeto de Estágio Docência deve ser elaborado com a supervisão do orientador ou do professor responsável pela disciplina na qual o bolsista atuará. Deve conter: 1) Identificação da disciplina de graduação, 2) Plano de trabalho, 3) Conteúdo programático e 4) Bibliografia.

O aluno não poderá ministrar mais do que 1/3 das aulas do curso onde está alocado. O mestrando deverá apresentar relatório final circunstanciado das atividades desenvolvidas durante o curso da disciplina. O estágio será implementado com o fim exclusivo de complementação da formação pedagógica.

São profícuos os resultados do Estágio em docência. Os futuros mestres, ao prestarem concursos, apresentam bom desempenho na prova de aptidão didática. O Estágio é parte integrante da formação do pós-graduando e objetiva preparar para a docência e a qualificação do ensino de graduação, conforme Art. 18, anexo da Portaria nº 76, de 14/04 de 2010.

Após a realização do estágio, o aluno deverá entregar à secretaria do PPGA os seguintes documentos: relatório, declaração que comprove a realização do estágio, emitida pelo Departamento em que foi realizado. O Estágio Docência é regulamentado pelo Art. XVII da Resolução da Portaria 52, de 2002. Os bolsistas devem observar as regras e exigências tanto da CAPES quanto de outras fundações (FAPES, FACITEC, etc.).

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.