Mestrando(a): Fabíola Fraga Nunes
Título: ECOLOGIAS URBANAS: Dona Dominga, algumas narrativas negras a partir da escultura
Data: 24/04/2024
Horário: 09h00
Local: Webconferência - https://meet.google.com/vvz-iwgi-yuw

Orientador(a): Prof. Dr. Aparecido José Cirilo
Examinador(a) interno(a): Dr.ª Júlia Almeida de Mello
Examinador(a) externo(a): Prof.ª Dr.ª Liliana Andrade de Matos Castilho (Instituto Politecnico de Viseu/Portugal)

Resumo: Além de desvelar as possíveis intencionalidades do Monumento a Dona Domingas, localizada nas imediações do Palácio do Governo Estadual, o trabalho que se realizou até o momento, tenta estabelecer uma percepção mais clara e atualizada, do abismo incomensurável que separa as homenagens feitas através de monumentos públicos, aos filhos ilustres de uma Nação, principalmente quando levamos em conta sua origem socioeconômica. Em especial a representação de mulheres negras, enquanto obras públicas na capital de Vitória no Espírito Santo. Nesse sentido, Dominga, a escultura, reflete, da altivez de sua estátua, o quanto ainda se precisa caminhar na direção, senão de uma equidade em relação a esses registros históricos, mas uma diminuição nessa disparidade. O lugar reservado aos pobres, negros, desvalidos, no arcabouço estatuário do País, não obstante a sua importância sociocultural, se comparado a seus "pares" de origem eurocêntrica, são enormes, e a análise da invisibilidade do monumento em questão deixa isso claro. De Maneira paralela, a pesquisa em curso, como se mostrou evidente, não separa a mulher da obra, a cidadã do mármore, ao contrário, tenta trazer a luz, o gigantesco legado da mulher para que, de alguma maneira, se possa soerguer o Monumento. É possível afirmar de maneira peremptória, que toda a pretensão inicial imaginada para a pesquisa, foi completamente atropelada e redirecionada, de uma forma tal, sendo possível afirmar sobre Dominga a obra e Domingas a mulher, estarmos longe de trazer à tona a totalidade de fenômenos tão amplos e complexos. A importância do Artista Carlos Crepaz materializando a obra com riqueza de detalhes, colocando Domingas no Centro da capital capixaba, também tem. especial importância no trabalho realizado. Ainda existe muito a ser pesquisado, tanto do ponto de vista pessoal, a mulher, quanto artístico, a obra. Os desdobramentos da Personagem se amplificam a cada passo trilhado e nos apresentam novos desafios.

Palavras-chave: Dona Dominga; monumento; arte pública capixaba; gênero; história.