Defesa de dissertação de mestrado

Mestrando(a): Karina dos Santos Ribeiro
Título: A CANÇÃO E O PROTESTO - Do Cálice à Alegria
Data: 26/09/2023
Local: Webconferência - https://meet.google.com/fur-mnfx-nzk

Banca Examinadora:
Orientador(a): Prof. Dr. Gaspar Leal Paz
Examinador(a) interno(a): Prof.ª Dr.ª Aissa Afonso Guimarães
Examinador(a) interno(a): Prof. Dr. Alexandre Siqueira de Freitas
Examinador(a) externo(a): Prof. Dr. Nelson Martinelli Filho (PPGEH/IFES)
Examinador(a) externo(a): Prof. Dr. Wilberth Claython Ferreira Salgueiro (PPGL/UFES)

Resumo: Este trabalho analisa o papel das canções como forma de resistência, durante o período da Ditadura Militar no Brasil. Durante esse período, que durou de 1964 a 1985, a repressão política e a censura cultural foram amplamente utilizadas pelo governo militar como meios de controle e supressão das liberdades individuais e coletivas. As canções nesse contexto, emergiram como uma forma poderosa de expressão e resistência, permitindo que artistas e compositores transmitissem mensagens críticas e contestatórias à ditadura. Essas canções funcionaram como uma ferramenta de conscientização e mobilização popular, ajudando a manter viva a chama da resistência e a luta pelos direitos civis e pela democracia. Ao longo da dissertação, foram selecionadas e analisadas algumas das canções mais representativas desse período. “ Cálice” de Chico Buarque de Hollanda e Gilberto Gil, “Pra não dizer que não falei das flores” de Geraldo Vandré, “Apesar de você” de Chico Buarque e “Alegria, Alegria” de Caetano Veloso, denunciaram as violações dos direitos humanos cometidas pelo regime militar. Além de analisar as canções, a dissertação também explora o contexto histórico, social e político em que foram criadas. Examina-se como as restrições impostas pela ditadura moldaram a produção musical e como os artistas encontraram maneiras de contornar a censura para transmitir suas mensagens. Nesse sentido, destaca-se a importância das canções como veículo de resistência e como forma de preservar a memória coletiva de um período sombrio da história. Os resultados da pesquisa revelam a relevância e o impacto duradouro das canções contra a ditadura militar. Essas músicas desempenharam um papel fundamental na formação da consciência política da época, e ainda contribuem para a mobilização popular e para a conquista diuturna da democracia. Além disso, elas continuam sendo importantes testemunhos artísticos e históricos, transmitindo as experiências e as emoções daqueles que lutaram contra a opressão. Elas oferecem uma base histórica e inspiradora para a resistência contemporânea, lembrando-nos de que a coragem e a determinação dos que se opuseram às ditaduras no passado podem ser uma fonte de força para desafiar as injustiças atuais.

Palavras-chave: canções; resistência; ditadura militar; censura; liberdade; democracia.