"A retórica visual do convento de São Francisco de Salvador"

Nome: FERNANDO ANTÔNIO CAMPOS BEITER
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 02/04/2012

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LUIZ ALBERTO RIBEIRO FREIRE Examinador Externo
MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO PEREIRA Orientador
VIVIANA MÓNICA VERMES Examinador Interno

Resumo: RESUMO

O presente trabalho trata-se da nossa pesquisa de Mestrado, intitulada A retórica visual do Convento de São Francisco de Salvador Bahia, que visa analisar o discurso visual da Ordem Franciscana do século XVIII através das pinturas no interior daquele convento. Esta série de imagens possui seis temáticas básicas: franciscana, mariana, cristológica, mitológica, escravista e decorativa, mas iremos nos ater somente às três primeiras, de cunho mais diretamente religioso.
Nossa pesquisa está focada na análise do discurso visual, apoiando-se nas interrelações entre aquelas imagens pintadas e também com as esculturas, atentando-nos aos locais em que estão inseridas, com suas respectivas funcionalidades sobretudo litúrgicas. Lançaremos mão de outros templos franciscanos para propormos comparações, bem como utilizaremos documentos e estatutos do período para complementarmos nossas análises.
Cremos que todos os grupos de painéis estão em defesa dos ideais franciscanos, o que nos leva a supor que fazem parte de um programa iconográfico único, distribuído nos espaços conventuais de acordo com suas capacidades físicas e funcionalidades.

Palavras-chave: Franciscanismo, Imaculada-Conceição, Cristológica e retórica visual.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910