Defesa de dissertação de mestrado
Mestrando(a): Raiara Kellem Cardoso Rocha
Título: O Presente: algumas reflexões acerca das relações entre espelho, fotografia e espectador nos Quadri Specchianti de Michelangelo Pistoletto
Data: 15/03/2018
Horário: 09:00h
Local: Sala 2
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Aparecido José Cirilo (Orientador - PPGA/UFES)
Profa. Dra. Angela Maria Grando Bezerra (Examinador Interno - PPGA/UFES)
Prof. Dr. David Ruiz Torres (Examinador Interno - PPGA/UFES)
Profa. Dra. Tailze Melo Ferreira (Examinador Externo – PUC Minas)
Resumo: A década de 1960 assistiu o extrapolar de categorizações e tradicionalismos entremeados ao campo da arte e a instituição de práticas que permitiram reconfigurar o papel do espectador nas obras e exibições artísticas. Nesse contexto de grandes mudanças, o artista italiano Michelangelo Pistoletto iniciou a produção dos Quadri Specchianti (Quadros Espelhados), uma série de imagens pictóricas e/ou fotográficas sobrepostas a superfícies espelhadas. O potencial interativo propiciado pela junção das imagens e do espelho tornou-se ponto de partida para o alcance do objetivo desta pesquisa: investigar e discutir questões relativas à participação do espectador. A fim de atingir o propósito apresentado, bem como abordar, de modo mais preciso, aspectos enleados às obras, as reflexões extenderam-se de modo a incluir as relações institucionais do artista e o processo de criação das obras, que atravessou uma série de mudanças ao longo da década de 1960. O jogo de relações proposto por Pistoletto por meio dos Quadros Espelhados indicam o intuito de efetivar um processo interativo carregado de complexidade, que pode funcionar simultaneamente como metáfora do processo de participação do público e dos modos com os quais nos relacionamos com as imagens após a popularização da fotografia e das mídias sociais.
Palavras-chave: Michelangelo Pistoletto. Participação. Processo de criação. Rede. Autorretrato.