Defesa de dissertação de mestrado

Mestrando(a): Rodrigo Hipólito dos Santos
Título: O Mal da Imagem (?) e as Estratégias de Apropriação em "Mouchette.org"
Data: 15/06/2015 (segunda-feira)
Horário: 15:00
Local: PPGA, sala 04

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Angela Maria Grando Bezerra (Orientador-PPGA/UFES)
Prof. Dr. Erly Milton Vieira Júnior (Examinador Interno-PPGAU/UFES)
Prof. Dr.  Erick Felinto de Oliveira (Examinador Externo/UERJ)

Resumo:

A partir da proposição artística “Mouchette.org” (1996), de autoria de Martine Neddam, esta dissertação trata de características da net.art voltadas para o compartilhamento e a interatividade. É nosso interesse melhor compreender as  transformações ocorridas nas representações personais ligadas à produção artística após a disseminação do acesso a internet. Quais são e como ocorrem os processos que Permitem a sobrevivência de uma proposta de arte pautada na mediação de interfaces digitais e aparelhos programados, como é o caso de “Mouchette.org”? Quais as consequências amplas do mútuo traspassamento entre o humano e os aparatos técnicos? Como pensar esse trabalho de arte que se efetiva na encenação de personas virtuais? Essas perguntas compõem parte de uma trama,  na qual se cruzam as ideias de tecnoimagem, aparelhos programados, “máquinas pensantes”, interatividade, incorporação, ser humano como cyborg, natureza-cultura, encenação de sujeitos multifacetados e produção poética na  internet. Cada um desses pontos possui sua rede de autores, dos quais destacamos a compreensão de Vilém Flüsser sobre tecnoimagens, a superação das dicotomias natureza/cultura e orgânico/sintético, por parte de Bruno Latour, e a concepção de Lúcia Santaella do humano como ser da técnica, condensada na ideia de cyborg. Dessa trama, extraímos o sentido flusseriano de Homo Ludens, como o sujeito detentor de “tecno-imaginação”. O “tecno-imaginador” seria o jogador, capaz de deliberar sobre os dados disponíveis para fazer surgir informação improvável,  nova. O ato de deliberar do jogador em “Mouchette.org” se dá em conjunto com a mútua incorporação entre aparelho, programação, persona virtual, sujeito multifacetado e informação. A união dos conceitos de deliberar e incorporar  fornece o óculo através do qual enxergamos as estratégias de apropriação próprias das formas de arte baseadas na internet. De modo amplo, com o estudo de “Mouchette.org”, intentamos construir conteúdo crítico a respeito da demonstração e do desmonte do mundo percebido e erigido através de aparelhos e programas cada vez mais complexos.

Palavras-chave: Mouchette.org. Net.art. Deliberação. Incorporação. Apropriação.

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