Tradições populares no Brasil - patrimônio e memória.

Resumo: O presente Projeto de Pesquisa desenvolve estudos no campo da memória e do patrimônio cultural brasileiro, com ênfase nas práticas artísticas populares e nas tradições culturais afro-brasileiras. Está vinculado à Linha de Pesquisa (CNPq) “Patrimônio Imaterial – memórias e representações populares”, e ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA/CAR/UFES), na linha de Patrimônio e Cultura.
Os objetivos deste projeto estão direcionados ao desenvolvimento e orientação de pesquisas relacionadas ao universo das culturas populares brasileiras no campo das tradições, festas e carnavais; das religiões de matrizes africanas no Brasil, da arte afro-brasileira e popular; tendo em vista suas dimensões simbólicas, imaginárias e estéticas. Os procedimentos metodológicos dão ênfase à pesquisa de campo e à análise dos materiais selecionados, à luz do referencial teórico, o que incentiva estudos sobre as manifestações culturais no Espírito Santo.
Os resultados esperados se vinculam ao desenvolvimento de pesquisas no universo do patrimônio imaterial e da arte afro-brasileira, e às orientações ligadas a esta linha de pesquisa, através do diálogo com outras áreas do conhecimento, tanto na graduação como na pós-graduação, dentro desta universidade.

Data de início: 11/05/2011
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador AISSA AFONSO GUIMARÃES
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910