Pós-doutorado informações gerais

Apresentação

O Pós-doutorado consiste no período de estágio oferecido pelos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para portadores do título de doutor obtido em qualquer área do conhecimento.

Objetivo do  Programa de Pós-doutorado

O Estágio de Pós-doutorado tem como objetivo o aperfeiçoamento profissional de doutores por meio da inserção destes em grupos de pesquisa científica e/ou inovação tecnológica.

Modalidades de Pós-Doutorado

I. sem vínculo empregatício, com bolsa fornecida por agências de fomento, fundações, empresas ou outras instituições de apoio à pesquisa;

II. com vínculo empregatício com outra instituição, independente da obtenção de bolsa de complementação salarial;

III. sem vínculo empregatício e na condição de voluntário, desde que o interessado assine o contrato de prestação de serviços voluntários previsto na Resolução nº. 26/1999 do Conselho Universitário desta Universidade.

Ingresso no Programa

A solicitação de Estágio de Pós-doutorado deverá ser encaminhada pelo interessado à Coordenação do respectivo Programa de Pós-graduação da UFES contendo os seguintes elementos:

I. carta endereçada à Coordenação do Programa de Pós-graduação com solicitação de Estágio de Pós-doutorado e ficha de solicitação;

II. projeto de pesquisa científica e/ou inovação tecnológica a ser desenvolvido dentro do Programa;

III. plano de trabalho a ser desenvolvido durante o Pós-doutoramento;

IV. curriculum vitae do candidato ao Pós-doutoramento preenchido na Plataforma lattes;

V. carta de um dos docentes permanentes do Programa de Pós-graduação aceitando a supervisão do plano de trabalho proposto;

Caberá ao Colegiado Acadêmico do Programa de Pós-graduação analisar e aprovar o plano de trabalho proposto para o Pós-doutorando em conjunto com o seu supervisor.

 O plano de trabalho deverá ser compatível com o tempo de estágio que deverá ter duração mínima de 3 (três) meses e máxima de 2 (dois) anos, permitindo-se, mediante justificativa, prorrogação por um período máximo de 2 (dois) anos.

O candidato ao estágio de Pós-doutorado deverá assinar Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual em benefício da UFES, em razão dos resultados a serem obtidos na realização de suas atividades de pesquisa inseridas no seu plano de trabalho.

O estágio de Pós-doutorado deverá ser realizado em uma das seguintes condições: I. sem vínculo empregatício, com bolsa fornecida por agências de fomento, fundações, empresas ou outras instituições de apoio à pesquisa; II. com vínculo empregatício com outra instituição, independente da obtenção de bolsa de complementação salarial; III. sem vínculo empregatício e na condição de voluntário, desde que o interessado assine o contrato de prestação de serviços voluntários previsto na Resolução nº. 26/1999 do Conselho Universitário desta Universidade.

 A condição na qual o candidato ao Estágio de Pós-doutorado pretende realizá-lo na UFES deverá ser indicada na carta de encaminhamento da documentação ao respectivo Programa de Pós-graduação.

A concessão de bolsa deverá ser comprovada por meio de declaração da agência ou instituição de fomento, indicando a natureza da bolsa, o seu valor e o prazo.

Os candidatos que se enquadrarem na condição disposta pelo inciso II deste Artigo deverão apresentar documento da instituição empregadora contendo a concordância com a realização do Pós- doutoramento na UFES.

O Estágio de Pós-doutorado previsto no inciso I deste Artigo deverá ser realizado em tempo integral e os previstos nos incisos II e III poderão ser realizados em regime de tempo parcial, com carga horária mínima definida pelo respectivo Programa de Pós-graduação.

RESOLUÇÃO Nº. 46/2013 - Regulamenta o Estágio de Pós-doutorado nesta Universidade.

RESOLUÇÃO Nº 26/99 - INSTITUI, NO ÂMBITO DA UFES, O PROGRAMA DE PRESTAÇÃO  DE SERVIÇO  VOLUNTÁRIO  E APROVA O MODELO DO TERMO DE ADESÃO E DE CERTIFICADO.

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910