Mestrando(a):  Flávia Sangiorgio Dalla Bernardina
Título:  REFLEXÕES SOBRE AUTORIA E APROPRIAÇÃO NA ARTE CONTEMPORÂNEA: DE ADRIAN PIPER A ZOE LEONARD
Data: 31/07/2020
Local:  Webconferência – Link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/prppg

Orientadora: Gisele Barbosa Ribeiro (PPGA/UFES)
Examinadora interna: Angela Maria Grando Bezerra (PPGA/UFES)
Examinadora externa: Aline Maria Dias (DAV/UFES)

Resumo
Trata-se de dissertação de Mestrado em Artes Visuais cujo objetivo é discutir a autoria e a apropriação na arte contemporânea, com enfoque na produção de duas artistas norte-americanas: Adrian Piper e Zoe Leonard. Para analisar suas práticas artísticas, iniciamos o percurso refletindo sobre a apropriação na arte moderna a partir das relações entre representação e poder, para depois avançar no estudo da apropriação em procedimentos alegóricos e em site-specific na contemporaneidade, sem perder de vista a crítica institucional e as questões identitárias que estão imbricadas nos processos artísticos analisados. Ao mesmo tempo, examinamos o percurso da autoria na contemporaneidade, tomando como norte as noções trazidas por Marcel Duchamp em seu “ato criador”, na “morte do autor”, de Roland Barthes e no “autor como função”, de Michel Foucault, bem como questões relativas às vozes de mulheres, a partir da escrita feminista de Nelly Richard e da noção de lugar de fala no feminismo negro Djamila Ribeiro. Ao adentrar o recorte da pesquisa, passamos à análise de algumas obras das artistas Adrian Piper e Zoe Leonard, que atualizam questões da apropriação e da autoria em suas práticas artísticas e colocam em debate questões relevantes ao fazer artístico contemporâneo.

Palavras-chave: autoria; apropriação; crítica institucional; arte e espaço público;
Adrian Piper; Zoe Leonard.