Mestrando(a):  Paulo dos Santos Silva
Título:  Os Novos Museus na Contemporaneidade: Os Caminhos Descoloniais na Construção Social Do Lugar na Arte e suas Especificidades
Data:  26/05/2020
Local:  Webconferência – Link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/carlos

Profa. Dra. Raquel de Oliveira Pedro Garbelotti (PPGA/UFES)
Prof. Dr. Aparecido José Cirilo (PPGA/UFES)
Prof. Dr. Milton Esteves Junior (PPGAU/ UFES)

Resumo:

A presente pesquisa constrói a partir de uma breve análise histórica e suas consequências na contemporaneidade, uma concepção teórica do termo “Novo Museu” enquanto uma tipologia construtiva e institucional própria do período contemporâneo, mais especificamente de alguns museus construídos a partir da década de 1990. Incrementa elementos da herança colonial como fundamentos constituintes da Instituição Museológica como uma rede global com influências corporativas de ordem econômica. Possui uma centralidade na arquitetura, em que são feitos estudos de caso no Cais das Artes (ES) e no Museu do Amanhã (RJ) como exemplos de projetos centrais de intervenção urbana, como promotores de um novo desenvolvimento cultural e econômico na localidade em que se inserem, com grandes impactos em diferentes áreas. A partir de então, desdobra sobre o processo de descolonização dessas estruturas historicamente construídas, com perspectivas nas práticas site-specificity e descoloniais em experiências artísticas em diferentes níveis de institucionalização. Trabalha através de levantamentos, análises e comparações à relação entre o objeto arquitetônico e as interações no território, na paisagem e nas ações antropológicas nas interfaces da arte em um mundo globalizado. Busca, por fim, responder questões sobre a existência desses museus, suas importâncias e as possibilidades que envolvem o meio artístico de se promover novas formas e olhares de desenvolvimento da arte frente as especificidade do lugar como uma ruptura dos traumas coloniais.

Palavras-chave:  Novo Museu, colonialidade, descolonialidade, site-specific.