Mestrando(a):  Cristina Gonçalves dos Santos
Título:  "A PLASTICIDADE DO ENREDO DO GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA INDEPENDETES DE BOA VISTA: COMO O DESFILE TRADUZ O TEXTO EM IMAGEM"
Data:  09/07/2019
Horário: 14:00
Local:  Sala 03 (Prédio do mestrado do Centro de Artes)

Prof.ª Dr.ª Aissa Afonso Guimarães (Orientadora - PPGA/UFES)
Prof. Dr. Alexandre Siqueira de Freitas (Examinador Interno - PPGA/UFES)
Prof. Dr. Antônio Carlos Moraes (Examinador Externo - CEFD/UFES)

Resumo: A presente dissertação se propõe a analisara construção da plasticidade do desfile carnavalesco do Grêmio Recreativo de Escola de Samba Independentes de Boa Vista no ano de 2018. A agremiação situada no município de Cariacica participa da festa do Carnaval de Vitória desde 1975 e para o ano da análise, a Escola contou a história de Nelson Mandela com o enredo: “sou Boa Vista... Sou Mandiba. O Canto de Igualdade Ecoa no Centenário de Mandela”. Para tanto, buscamos a base teórica nos relatos de experiências com as Escolas de Samba carioca das autoras Cavalcanti (1995), Magalhães (1997) e Monteiro (2010), assim como demais autores que dialogaram com os apontamentos pesquisados. A fim de alcançar os objetivos deste projeto de pesquisa procuramos realizar um trabalho de triangulação que consistiu em analisar, identificar e conhecer os caminhos percorridos pela Escola de Samba Capixaba na construção de sua estética. Partimos da contextualização da história do surgimento das Escolas de Samba ainda no Rio de Janeiro em 1920 até seu surgimento na cidade de Vitória-ES. Os dados apresentados nesta pesquisa foram coletados através da observação participante e resultou em uma coleção de registros que vão desde entrevistas até imagens/fotografias. Ressaltamos que a pesquisa está delimitada à análise do processo de produção artística da agremiação de Cariacica e seus resultados apontam que o fazer estético da agremiação que se desdobrou em torno de atividades que envolvem múltiplos atores em um fazer colaborativo. Ao iniciar um desfile espera-se que as Escolas tenham fantasias e alegorias bem apresentáveis, que causem impactos visuais ao público e principalmente a comissão julgadora. Essa busca, em transformar o enredo em uma linguagem visual interpretativa garantiu a Boa Vista o vice-campeonato no desfile das Escolas de Samba do Carnaval de Vitória de 2018. A dimensão estética da estratégia, marcante no contexto da produção carnavalesca dialogou com outras formas organizacionais, como por exemplo, terceirização de mão-de-obra e espetacularização da festa. Assim, foi possível perceber que por meio da estética é possível mobilizar pessoas. O efeito normativo das regras dos desfiles também permeou as análises descritivas ficando a cargo da apreciação do documento que regulamenta e organiza o desfile. Diante disso, esperamos que ao final da pesquisa se obtenha uma compreensão sistematizada sobre as possibilidades colaborativas que se formam dentro desses espaços de produção artística. Assim como a afetividade que identificamos como um fator mediador que orienta e relaciona as pessoas no universo da festa do carnaval das Escolas de Samba capixaba.
Palavras-chave: Carnaval, Plasticidade, G.R.E.S. Boa Vista.