Mestrando(a): Gustavo Barata Leonardo
Título: A arte em redes sociais: práticas de pós-produção de Anne Horel e Petra Cortright
Data: 14/07/2017
Horário: 14:00
Local: Sala 2

Prof. Dr. Fabio Luiz Malini de Lima (Orientador - PPGA/UFES)
Profa. Dra.  Almerinda da Silva Lopes (Examinador Interno - PPGA/UFES)
Prof. Dr. Fabio Gomes Goveia (Examinador Externo – UFES)

Resumo
Essa dissertação propõe-se a investigar e explicar a arte em redes sociais e como ela é utilizada nesses ambientes de trocas online ao juntar práticas da teoria de pós-produção, proposta por Nicholas Bourriaud, com o universo de dados pré-existentes e em constante reformatação pelos próprios usuários desses aplicativos, cujo volume de dados áudio-vídeo-imagético-textuais é impossível de ser mensurado. Analisa as transformações pelas quais a arte oitocentista passou, da fisicalidade do objeto artístico até seu aspecto e feitura por aparelhos digitais, começando pelas vanguardas artísticas do início do século passado até culminar na arte contemporânea feita com o auxílio de computadores, principalmente a partir da década de oitenta com a web arte, a net arte e a evolução da web 2.0, que permitiu o compartilhamento massificado de conteúdo. Apresenta um estudo de caso de duas obras de Anne Horel e Petra Cortright, e entrevistas dos também artistas Scorpion Dagger e Ailadi Corteletti, para reafirmar discussões teóricas sobre a arte produzida em rede e sua validade diante da negativa de importantes instituições em exibir e enunciá-la, fato comprovado pela análise de conteúdo de quatro importantes perfis selecionados no Instagram e na contramão da proposta educacional intrínseca a esses locais, tanto no espaço expositivo quanto em suas ramificações na internet. Examina os porquês da resistência de tais instituições à arte digital e nas redes sociais devido ao seu fator de comerciabilidade restrita, porém exequível, diferente do padrão atual, no qual obras físicas e tangíveis são compradas e o mercado é regulado por aqueles que detêm posse dos objetos em circulação. Ao fim, aborda e debate aspectos a serem considerados para que uma educação em arte contemporânea seja mais ampla e acolha esse atualíssimo ramo de prática artística, tão relevante quanto os anteriores à era digital, no qual a sociedade e seus modos de produção cultural estão inseridos.

Palavras-chave:  Arte. Desmaterialização. Internet. Pós-produção. Rede.