Eventos importantes da área de Artes

ANPAP

Informação gerais do último congresso: 25º Encontro Nacional da ANPAP

26 e 30 de setembro. Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

O 25º Encontro da ANPAP propõe um panorama abrangente das pesquisas e investigações realizadas  na área das artes visuais ao longo das duas últimas décadas, tendo como vetor as práticas e os discursos artísticos voltados a uma orientação social que extrapola os antigos limites disciplinares. Abordagens que  considerem longas durações ou períodos mais recentes poderão observar que tanto as práticas dos artistas, quanto os trabalhos e discursos desenvolvidos por historiadores da arte, críticos, curadores, educadores e conservadores, operam ultrapassando fronteiras delimitadas por campos e disciplinas, seja na apropriação de procedimentos, metodologias e conceitos, seja na atuação colaborativa no âmbito do urbanismo, da arquitetura, da economia, da política, da sociologia, da moda, do design, da ecologia, entre outras áreas.

Datas importantes

02 de fevereiro de 2016​: Divulgação do Edital ANPAP. Abertura do período para propostas de
Simpósios.
18 de março de 2016​: Data limite para inscrição de propostas de Simpósios, especificamente via ficha
de proposta.
24 de março de 2016​: Divulgação das propostas aprovadas de Simpósios.
04 de abril de 2016​: Início da submissão dos artigos para comunicação nos Comitês e Simpósios.
24 de maio de 2016: Data limite para submissão dos artigos para comunicação nos Comitês e
Simpósios. O artigo deve estar de acordo com o formato descrito neste Edital ANPAP 2015 e deve ser
efetuado o pagamento de taxa de submissão no valor de R$ 100,00. Associados em dia com a anuidade
não pagam taxa de submissão de artigo para comunicação.
16 de junho de 2016: ​Data limite para o recebimento dos pareceres (atividade interna).
30 de junho de 2016​: Divulgação dos artigos aceitos para comunicações.
01 a 16 de julho de 2016​: Inscrição de todos os pesquisadores e/ou estudantes que tiveram artigos
para comunicações aprovadas no Encontro Nacional da ANPAP. Não pagam taxa de inscrição:
Membros da Diretoria e do Conselho Deliberativo, Coordenadores de Simpósios e Pareceristas ad hoc.
16 de julho de 2016: Data limite para que os coordenadores de Comitês e Simpósios enviem a
composição das mesas para a Comissão Organizadora do evento (atividade interna).
26 de julho de 2016: Divulgação da programação preliminar do  Encontro Nacional da ANPAP para
os coordenadores de Comitês e Simpósios, associados e autores de comunicações selecionadas
(atividade interna).
30 de julho de 2016:​ Divulgação pública da programação final do Encontro da ANPAP.
01 a 31 de agosto de 2016:​ Inscrições para ouvintes.
26 e 27 de setembro de 2016​: Fórum de Coordenadores de Pós­Graduação em Artes/Artes Visuais,
Fórum de Coordenadores de Graduação em Artes Visuais, História da Arte e Conservação e Restauro,
e Fórum de Editores de Revistas dos Programas de Pós­Graduação.
26 a 30 de setembro de 2016: ​25º Encontro Nacional da ANPAP.

CSO' Criadores Sobre outras Obras

Informação gerais do último congresso: CSO' 2016: Criadores Sobre outras Obras

Lisboa, 17 a 23 de março de 2016, Faculdade de Belas-Artes.

O congresso CSO é realizado anualmente na Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal.
O tema proposto neste Congresso é o olhar particular que cada um dos autores / artistas lança sobre a obra de um seu colega de profissão. Abrangem-se artistas e criadores num sentido lato, o que inclui além dos artistas visuais (pintores, escultores, inter-media), também designers, performers, encenadores, compositores, cineastas e outros ainda. Estabelece-se como crivo metodológico, na chamada de trabalhos, a graduação enquanto criador/artista.

Público da FBAUL: Alunos e ex alunos da FBAUL: isentos de custos de inscrição.
Público em geral: O valor da inscrição do público em geral é de 25€ para um número limitado de vagas.

Datas importantes

Data limite de envio de resumos: 7 de dezembro 2015.
Notificação de pré-aceitação ou recusa do resumo: 20 de dezembro 2015.
Data limite de envio da comunicação completa: 30 de dezembro 2015.
Notificação de conformidade ou recusa: 10 de janeiro 2016.

As comunicações mais categorizadas pela Comissão Científica são publicadas em periódicos acadêmicos como o número 13 da Revista ":Estúdio", os números 7 e 8 da revista "Gama", os números 7 e 8 da revista "Croma", lançadas em simultâneo com o Congresso CSO'2016. Todas as comunicações são publicadas nas Atas online do VII Congresso (dotada de ISBN).