GAEU sedia lançamento do livro Marcus Vinícius: Presença do Mundo em Mim

O professor do Programa de Pós-graduação em Artes da UFES,  Erly Vieira Jr., apresenta nesta quarta-feira, 18, às 16 horas, na Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu), o processo de pesquisa, produção e organização do livro Marcus Vinícius: Presença do Mundo em Mim, a ser lançado em junho.

O livro reúne textos ainda inéditos que abordam o uso do corpo como plataforma para as intervenções e performances realizadas pelo artista Marcus Vinícius, além de material fotográfico e teórico que tratam sobre a carreira do artista capixaba.

Também conhecido como MV. Marcus, o artista faleceu em 2012 e foi uma das referências no universo da performance, dentro e fora do país, tendo apresentando seus trabalhos (performances, vídeos e fotografias) em mais de 20 países durante sua breve e intensa carreira. O artista explorava seus limites físicos e mentais na busca da transformação emocional e espiritual, muitas vezes em performances de longa duração. No livro, o professor Erly Vieira também apresentará alguns trabalhos que fazem parte do acervo do artista doado para Gaeu em 2015.

Além do lançamento do livro, o artista também será homenageado com uma sessão de cinema na programação do Cineclube ABD Capixaba, que será realizada no dia 25 de maio, às 20 horas, no Cine Metrópolis; e um evento na Casa Porto das Artes Plásticas no Centro de Vitória, no dia 31 de maio, às 19 horas.