Defesa de dissertação de mestrado

Mestrando(a): Piatan Lube Moreira
Título: "Práticas sociais: Outras formas de ser artista"
Data:  06/12/2016
Horário: 09:00
Local: Sala
 05 do PPGA.

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Aparecido José Cirilo (Orientador - PPGA/UFES)

Profa. Dra. Aissa Afonso Guimarães  (Examinador Interno - PPGA/UFES)

Profa. Dra. Isabel Maria Sabino Correia  (Examinador Externo – FBAUL)

Resumo

Escrevemos a arte em um novo patamar e relação criativa, destacadas recentemente suas apuradas metodologias de ação e recepção: relacionais, participativas, comunitárias, sociais, anti-mercadológicas e transdisciplinares. Temos como matéria originária de pesquisa a cooperação e a colaboração entre artistas e usuários da obra de arte no seu processo de criação. Assim, há os redimensionamentos dos fundamentos que a constituem, outras redes de relações e de potencialidades poéticas. Uma nova construção do ser artista é posta em prática em obras ao redor do mundo pós-1960, no surgimento de novos caminhos engajados da Arte com a vida em ganchos teóricos que contemplam práticas como Arte Baseada em Comunidades, Arte Socialmente Engajada, Arte Colaborativa, Prática social... Enfim, estamos diante de uma outra postura criativa e existencial da arte e de seus lugares na realidade do planeta, em que suas potências de sociabilidade surpreendem: Outras formas de ser artista expõem processos criativos refletidos do artista pesquisador com parâmetros e pêndulos de outros artistas, ao longo da história da arte, dinamizadas em uma teia de condutas e obras empenhadas em prática sociais, e do artista para além do ente biograficamente constituído. Dois importantes trabalhos, Entre saudades e guerrilhas e Tabebuias: cozinhas experimentais, impulsionam esta pesquisa com descrições de processos criativos vividos pelo autor, nos quais as comunidades interferem no resultado final das obras. Os conceitos que permeiam esta dissertação são instrumentos da dinâmica de transformação na própria tradição da arte, com elementos propositivos dialógicos e extremamente coletivos. Elegemos o termo “Prática social”, atribuído por Helguera para determinar os trabalhos aqui apontados com novas gamas de entendimento da arte e sua força comunitária. 

Palavras-chave: Prática social. Arte Socialmente Engajada. Arte Colaborativa. Arte contemporânea. O artista. 

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