Defesa de dissertação de mestrado

Mestrando(a): Elton Ribeiro Pinheiro 
Título: "A escuta do espaço sonoro na obra de Cildo Meireles"
Data:  25/11/2016
Horário: 16:00
Local: Sala
 04 do PPGA.

Banca Examinadora:

Profa. Dra. Angela Maria Grando Bezerra (Orientadora - PPGA/UFES)

Prof. Dr. Alexandre Emerick Neves (Examinador Interno - PPGA/UFES)

Profa. Dra. Maria Raquel da Silva Stolf  (Membro Externo – UDESC)

 

Resumo

Esta pesquisa estuda a escuta de um espaço sonoro na obra do artista brasileiro Cildo Meireles. Para tanto, investiga a utilização do som na obra do artista e sua emissão em seis trabalhos, a saber: Mebs/Caraxia (1970-71), Sal sem carne (1975), Rio Oir (1976-2011), onde o suporte principal é o objeto disco de vinil, Babel (2001-2006), Liverbeatlespool (2004) no qual o objeto rádio é responsável pela emissão do som, ou inserção memorial e histórica de uma sonoridade, e Através (1983-1989), onde o emissor é o espectador que atravessa a instalação. Descreve criticamente cada um dos trabalhos considerando a existência de um espaço sonoro e pesquisa a fruição do espectador no encontro com as obras. Mostra um ponto de contato com o uso do disco de vinil, estabelecendo aproximações e distanciamentos da escuta musical e a escuta dos sons. Articula o som, como efeito físico, com os campos sonoros da obra de Cildo Meireles, relacionando com as elaborações, imagens, personagens da ficção ou da história aos quais o artista recorre em sua produção. A pesquisa caminha em direção à escuta, levando à acuidade desta escuta, considerando a proposta de uma sonoridade que demanda por uma escuta autoral.

Palavras-chave: Cildo Meireles, arte contemporânea, som, escuta, espaço.

 

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910