Mestrando(a): Lívia Santolin Borges
Título: " Os desvios de um dândi: erotismo em duas séries artísticas de Wesley Duke Lee”
Data:  11/08/2016
Local: Sala 05 do PPGA

Profa. Dra. Almerinda da Silva Lopes (Orientador - PPGA/UFES)

Prof. Dr. Gaspar Leal Paz (Examinador Interno - PPGA/UFES)

Profa. Dra. Leila Aparecida Domingues Machado (Membro Externo – PPGPSI/UFES)

Resumo:

Essa pesquisa propõe o diálogo entre o erotismo e a arte, com ênfase em duas séries de trabalhos artísticos de Wesley Duke Lee. Sob o olhar de importantes autores, comentamos sobre a definição do termo erotismo e falamos sobre a sua inserção no campo da arte. A pesquisa se desdobra na análise de obras de arte de cunho erótico a partir da Arte Moderna europeia. Em seguida, o estudo se direciona para a arte nacional, quando interpretamos produções artísticas no contexto da década de 1960, em que o caráter erótico aparece de forma subliminar ou explícita. Nos debruçamos sobre a poética de Wesley Duke Lee, analisando relevantes obras da carreira do artista, elucidando sobre o seu fascínio pelo universo feminino. Ademais, falamos dos desenhos eróticos da Série das Ligas e sobre a sua exposição, organizada pelo próprio artista, que culminou no episódio do primeiro happening do Brasil, denominado O Grande Espetáculo das Artes. Por fim, consideramos a grande série Zona, com a qual Wesley Duke Lee foi premiado e ganhou destaque no Brasil e em outros países.

Palavras-chave: Wesley Duke Lee. Erotismo. Arte brasileira. Ligas. Happening