Mestrando(a): Dimitrio Joviano Pinel
Título: "DE JOHN CAGE A JANET CARDIFF, A SOUND ART EM PERSPECTIVA HISTÓRICA”.
Data:  10/08/2016
Local: Sala 03 do PPGA

Profa. Dra. Angela Maria Grando Bezerra (Orientador - PPGA/UFES)

Prof. Dr. Gaspar Leal Paz (Coorientador – PPGA/UFES)

Prof. Dr. Alexandre Emerick Neves  (Examinador Interno - PPGA/UFES)

Profa. Dra. Fabíola Simão Padilha Trefzger (Membro Externo – PPGL/UFES)

Resumo:

Esta pesquisa discute sobre questões do embate entre o moderno e o contemporâneo, e tentará mostrar como o surgimento da instalação artística tornou-se um gênero essencialmente questionado nas realizações dos artistas que trabalharam o conceito da sound art. Nesse sentido, esta dissertação terá como recorte os movimentos que tiveram grande dimensão nas décadas de 1950 até 1970, como o minimalismo, a pop art, e particularmente, a música experimental. Portanto, nosso ponto de partida começa com o surgimento da instalação artística, passando pelos pioneiros da música experimental até chegar aos artistas contemporâneos que utilizam o som como linguagem. Tratamos sobretudo do caráter histórico e panorâmico, visando mostrar não apenas o processo de criação da sound art, mas o caminho no qual ela percorreu, sua repercussão e sua relevância para arte contemporânea.

Palavras-chave: Música Experimental, Instalação, Arte contemporânea e sound art.