Defesa de dissertação de mestrado

Mestrando(a): Clara Sampaio Cunha
Título: CURADORIA E PRÁTICA ARTÍSTICA: reflexões sobre a curadoria contemporânea e o trânsito entre as atuações do artista e do curador.
Data: 04/05/2016 (quarta-feira)
Horário: 09:00
Local: Sala de webconferência da PRPPG .

Banca Examinadora:
Profa. Dra. Gisele Barbosa Ribeiro  (Orientador - PPGA/UFES)
Prof. Dr.  Erly Milton Vieira Junior (Membro Interno - PPGA/UFES)
Prof. Dr.  Orlando Franco Maneschy  (Membro Externo  - UFPA)

Resumo:

A dissertação investiga questões relacionadas à emergência, desenvolvimento e desafios da curadoria contemporânea, considerando as transformações sofridas por museus e galerias ao longo das décadas, principalmente com a contribuição das vanguardas modernistas do século XX. Busca ainda apresentar, sob a perspectiva do artista como curador e do curador como artista, uma análise das tensões e implicações que tal trânsito pode criar. Como ponto de partida, retomamos brevemente a formação dos primeiros museus e a constituição de seus acervos para compreender quando o aparecimento de uma figura que “zelasse” por essas coleções passou a ser solicitada pelo sistema da arte. No entanto, seria a partir de meados do século XX que a curadoria se firmaria como presença constante no sistema da arte, seja por seu papel na formação de público (como mediador dos diálogos entre artistas e exposição), seja por intermediar as cada vez mais complexas relações entre artistas e instituições. A figura do curador tem gradativamente se sobressaído no circuito artístico e à sua função prática original, a de preservação de coleções e organização de mostras, tem se somado uma ação que integra conceitualmente a experiência da obra de arte. A “curadoria” é discutida, portanto, tendo como base exposições cujas noções de curadoria autoral, do curador-como-artista ou do artista-como-curador se fizeram presentes, mas também em eventos onde o aspecto colaborativo, entre práticas artísticas e curatoriais, diluiria as fronteiras entre esses campos de atuação. Por meio de uma pesquisa teórica – cuja bibliografia engloba aquela produzida por artistas, curadores, críticos e demais pensadores ligados ao sistema da arte –, estudos de caso e entrevistas, investigamos o deslocamento (em via de mão dupla) entre as atividades de artistas e de curadores em proposições expositivas dentro e fora dos espaços especializados da arte. Analisamos, por fim, a prática curatorial na contemporaneidade com vistas à ampliação da discussão e suas perspectivas.      

Palavras-chave: Artista-curador; curador-artista; curadoria contemporânea; exposição; arte contemporânea

 

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