Defesa de dissertação de mestrado

Mestrando(a): Luisa Mendes Arruda
Título: Flavio de Carvalho: uma filogenética vestimentar.
Data: 20/04/2016 (quarta-feira)
Horário: 14:00
Local: PPGA, sala 2.

Banca Examinadora:
Profa. Dra. Almerinda da Silva Lopes (Orientador - PPGA/UFES)
Prof. Dr.  Ricardo Luiz Silveira da Costa (Membro Interno - PPGA/UFES)
Profa. Dra.  Maria Cristina Volpi Nacif (Membro Externo - UFRJ)

Resumo:

O presente estudo propõe uma análise do vestuário incurso na obra plástica e literária do artista Flávio de Carvalho. Expõe o vestir como determinante no processo de individuação na dimensão cênica da cidade. Ao mesmo tempo em que as articulações de subjetividade, temporalidade e corporalidade se presentificam em sentido e competência poética. Neste sentido, serão analisados os trabalhos Experiência n°2 e New Look: cortejos realizados em lugares públicos cujo objetivo era a análise da psicologia das multidões. Nestes, o artista se perfaz de elementos vestíveis que atuam como agentes enunciadores das mencionadas performances. Os figurinos da peça O Bailado do Deus Morto e do balé A Cangaceira, tecem explorações entre o visível e legível das peças. Tratam o caráter simbólico das roupas, a materialização da alma e memória do corpo, e as mensagens de nivelamento de gênero incutidas nas mesmas. Para concluir, identifico no texto do artista, A importância da cauda – A comichão filogenética, o exercício da roupa como órgão do corpoÉ um estudo que visa estabelecer uma relação entre a teoria e a práxis de Flávio de Carvalho, na qual as vestíveis e, portanto, a moda se desenvolve numa dialética entre o artista, a história da arte e seus imbricamentos no comportamento do homem e suas relações sociais, políticas e culturais.

Palavras-chave: Flavio de Carvalho. Arte. Moda. Performance. Corpo utópico. Órgão.

 

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