Defesa de dissertação de mestrado

Mestrando(a): Gabriela Silva Ribeiro
Título: Pela Tela, pela janela: as funcionalidades da tela interativa em aplicativos de arte para dispositivos móveis.  
Data: 30/06/2015 (terça-feira)
Horário: 14:00
Local: PPGA, sala 04
 

Banca Examinadora:

 Prof. Dr.  Fábio Luiz Malini de Lima (Orientador - PPGA/UFES)
Profa. Dra. Clara Luiza Miranda (Examinador Interno - PPGA/UFES)

Profa. Dra. Daniela Zanetti (Examinador Externo  POSCOM/UFES)

 

Resumo:

Esta dissertação de mestrado apresenta uma investigação sobre o papel exercido pela tela de dispositivos móveis enquanto mediadora de uma nova realidade social em que comportamentos, relações e acontecimentos são regidos por uma lógica híbrida entre o virtual e o atual (não virtual). Inicialmente, apresenta-se uma análise das novas subjetividades que se desenvolveram a partir das modificações do contemporâneo mediado pelo advento dos dispositivos móveis. Em seguida, aprofunda-se na discussão sobre o desenvolvimento tecnológico e suas relações com os usuários. Por um viés histórico, analisa-se o desenvolvimento da tecnologias digitais e suas influências na vida do ser humano, desde o advento do virtual até a Realidade Misturada. Foca-se também, na relação entre tais desenvolvimentos e as subjetividades, envolvendo os agentes, os avatares e a Ciborguização. Posteriormente, analisa-se o papel a importância histórica e social da interface gráfica de usuário como potencializadora da Revolução Informacional, uma vez que possibilitou a interação usuário máquina (em níveis físico e mental), cujos desdobramentos são discutidas ao longo de toda essa dissertação de mestrado. Passamos então, ao debate sobre a tela, em seu papel de “janela” que dá acesso a um universo híbrido regido por novas regras e habitado por uma subjetividade completamente diferente – o interator. O foco é a mediação exercida por essa tela nas distintas áreas da vida humana, desde a potencialização de habilidades físicas até em processos de criação em arte. O cerne da pesquisa são as funcionalidades, entretanto, apresenta-se um panorama de evolução histórica e, inclusive, concentra-se atenção especial na tatilidade, relacionando-a à touchscreen –, pela ampla gama de potencialidades que abriu no campo no desenvolvimento de dispositivos móveis e pela estreita relação com a história da Arte. Finaliza-se com uma abordagem do ProCreate e do ArtRAge, dois aplicativos de criação em arte que funcionam por meio de tala tátil – direta e indiretamente. Apesar de apresentarem funcionalidades e propósitos semelhantes e de lidarem com elementos da última geração de criação em Arte Tecnologia, os aplicativos resultam em experiências estético sensorial bastante distintas, no campo da criação em Arte. A análise dos aplicativos foi escolhida para efeito de debater a criação artística por meio de tela de dispositivos móveis. Em linhas gerais, este trabalho se propõe a analisar a mediação da tela de dispositivos móveis como metáfora dessa nova forma de criação em Arte, que não cabe em categorizações pré-definidas e lida com inúmeras questões ainda sem resposta, refletindo os novos ( e indefinidos) caminhos da contemporaneidade.

Palavras-chaveTela, Interface, Tecnologia, Ipad, Arte, Ate Tecnologia.

 

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