Defesa de dissertação de mestrado

Mestrando(a): Maria Aparecida Ramaldes
Título: A poética de Hilal Sami Hilal: páginas, livros, gestos caligráficos e escrituras
Data: 03/06/2015 (quarta-feira)
Horário: 15:00
Local: PPGA, sala 05

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Aparecido José Cirilo (Orientador-PPGA/UFES)
Prof. Dr. Gaspar Leal Paz (Examinador Interno-PPGAU/UFES)
Profa. Dra. Maria do Carmo de Freitas Veneroso (Examinador Externo/UFMG)

Resumo:

 

No sentido mais amplo, esta pesquisa se interessa pela inter-relação Arte/Escrita e seus desdobramentos no Brasil recente. Artistas e poetas brasileiros, entre as décadas de 1950 e 1960, foram influenciados pelas proposições experimentais do poeta francês, Stéphane Mallarmé (1842-1898). Influência que se desdobrou nos movimentos Concreto, Neoconcreto e na Poesia Concreta brasileira. Estas manifestações artísticas provocaram a hibridização da arte e da escrita, assim como o surgimento do livro como arte no país. Nossos estudos se direcionam para o processo criativo da obra híbrida do artista capixaba Hilal Sami Hilal (1955 -). Com ênfase em suas escrituras peculiares e na relação do artista com a materialidade, a pesquisa se concentra na sua produção de obras em papel artesanal e em chapa de cobre. Tem-se como objetivo evocar novas possibilidades de leituras de seus trabalhos com as escritas. Para isto propomos aproximações entre os elementos simbólicos da obra e conceitos de teóricos contemporâneos. A partir disto, são elaboradas análises comparatistas entre o Livro Redondo (2005) de Hilal e dois poemas visuais com formas circulares. São estes: O Ovo (sec. III a.C.), de Símias de Rodes, e  Ovonovelo (1955), de Augusto de Campos.

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