Mestrando(a): Lucemar Franco Ramalho
Título: "A CASA DE PORTO SEGURO: ESTUDO DA MORFOLOGIA DA CASA PORTUGUESA NO BRASIL"
Data: 18/12/2014 (quinta-feira)
Horário: 10:00
Local: PPGA, sala 05

Prof. Dr. Nelson Porto Ribeiro  (Orientador-PPGA/UFES)
Prof. Dr. Ricardo Luiz Silveira da Costa (Examinador Interno-PPGA/UFES)
Prof. Dr. Gunter Weimer (Examinador Externo/UFRGS)

Resumo:

O estudo da morfologia das casas da rua Dr. Antônio Ricaldi na Cidade Alta de Porto Seguro no estado da Bahia - Brasil, tem como objetivo esclarecer a relação com os limites da influência da arquitetura portuguesa do século XVI ao XVIII na construção das casas do sítio histórico referido. Por meio da investigação da evolução urbana, do estado de conservação da tipologia de planta e fachada dos imóveis, análise arqueomagnética dos materiais de construção da casa de Edson Ramalho Junior, constituinte do conjunto arquitetônico tombado pelo IPHAN desde 1973. A pesquisa de campo foi realizada na Cidade Alta de Porto Seguro com visita no interior das casas, entrevistas, fotografias e pesquisa arqueológica. Foi realizada uma pesquisa em fonte primária nos arquivos do IPHAN no Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, IPAC e IPHAN em Salvador, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade de São Paulo (USP) e no Arquivo Público de São Paulo. Fonte secundária sobre o Brasil Colônia, História da Arquitetura Brasileira e Portuguesa e relatos dos cronistas da época do século XVI ao XVIII. O recorte escolhido para o estudo foram as casas da rua Dr. Antônio Ricaldi, com ênfase na casa de Edson Ramalho Jr n. 65 por sua relevância na conservação da tipologia de planta e fachada como um exemplo mais semelhante a uma casa vernácula de porta e janela análoga às primitivas construções desse sítio. A documentação levantada com a pesquisa é relevante para o estímulo da arquitetura vernacular e uma referência à memória da arquitetura portuguesa no Brasil, estimulando novos estudos sobre o tema, chamando atenção para um sítio histórico pouco estudado em uma região de grande visitação turística no Brasil, mas sem projetos que visem a devida conservação, apresentação e uso desse sítio de forma sustentável.

Palavras-chave: Porto Seguro. Bahia. Brasil. Brasil Colônia. Patrimônio Histórico e Cultural. Cidade Alta. Arquitetura Luso-Brasileira. Arqueologia. Arqueomagnetismo.Tipologia. Morfologia. Casa Popular. Arquitetura Civil. Arquitetura Vernacular. Casa de Porta e Janela. Edson Ramalho Junior.