Mestrando(a): Lívia Santos de Morais
Título: “PORTO DE VITÓRIA: ARMAZÉNS DO SÉCULO XX PATRIMÔNIO INDUSTRIAL E MEMÓRIA DO TRABALHO”
Data: 02/04/2014 (quarta-feira)
Horário: 10:00
Local: PPGA - sala 03

Prof. Dr. Nelson Pôrto Ribeiro (Orientador-PPGA/UFES)
Profa. Dra. Almerinda da Silva Lopes  (Examinador Interno-PPGA/UFES)
Profa. Dra. Luciana Nemer Diniz (Examinador Externo/UFF)

Resumo:

Esta dissertação aborda a história do Espírito Santo em paralelo com a história do Porto de Vitória, visando, com isso, incentivar e estimular o estudo da cultura capixaba. Para isso, realizou-se uma pesquisa, em fonte secundária, do Brasil Colônia, Império, da década de 60 até a atualidade. Procurou-se dar ênfase ao objeto em estudo, isto é, aos cinco armazéns existentes no Cais Comercial de Vitória, sendo necessário um levantamento em fonte primária. Foi feita uma sessão fotográfica dos armazéns e prédios e um levantamento das plantas pertencentes à Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). Para tal, o recorte escolhido foi o de 1908 a 1959, período relevante para o estudo em questão. Foram reunidas grandes quantidades de documentos dos armazéns do porto, tentando, com isso, construir um inventário tendo como um dos focos chegar à data mais aproximada de fundação desses armazéns. Buscou-se estar em sintonia com a linha do patrimônio cultural e patrimônio industrial. Foi feito um estudo sobre a preservação e a restauração e foram apresentados alguns projetos ou outras alternativas de utilização desses espaços que têm como pano de fundo ampliar a relação cidade-porto.

Palavras-chave: Porto de Vitória-ES. Armazéns do século XX. Patrimônio cultural. Patrimônio industrial. Preservação.