Abertura do semestre 2017/1 do PPGA UFES com Maria Amélia Dalvi

Convite para palestra de abertura da Programação 2017/1 do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFES

"Memória escolar e música em Drummond" - Profa. Dra. Maria Amélia Dalvi (Coordenadora do PPG Letras - UFES)

Dia 24/03/2017, às 17 horas, no auditório do CEMUNI IV

A intenção é estimular interlocuções pertinentes entre os pesquisadores do PPG Letras e do PPGA. Nessa perspectiva, interessa-nos a abertura do debate transdisciplinar e a valorização das dimensões estéticas, literárias, sócio-culturais e políticas das expressões artísticas.

Sinopse: Com atenção às relações entre memórias escolares e música, são estudados os poemas “A banda guerreira”, “Orquestra colegial” e “Artistas adolescentes”, constitutivos da seção “Fria Friburgo”, do livro Boitempo, de Carlos Drummond de Andrade. O objetivo é compreender como o discurso poético elabora a memória de experiências escolares de educação musical, em face de três aspectos: a) as relações entre sujeitos; b) as relações entre sujeitos e instituições formais; e c) as relações entre o processo de escolarização nas primeiras décadas do século XX no Brasil e a vida social vincada por instituições disciplinares como família e exército. A questão nodal é atinente aos modos como a experiência singular, memorialisticamente elaborada no discurso poético, articula dimensões socioculturais e históricas – dimensões das quais os sujeitos leitores participam e nas quais reconhecem experiências coletivamente partilhadas.

Palavras-chave: Carlos Drummond de Andrade. Boitempo. Memória. Educação Escolar. Educação Musical.

Breve currículo da palestrante: Licenciada em Letras e doutora em Educação, é professora do Centro de Educação da Ufes, coordenadora do PPG Letras e articuladora do Fórum Permanente em Defesa da Democracia e Contra o Golpe. Realizou o estágio pós-doutoral junto à Universidade Federal de Goiás, com períodos nas Universidades de Coimbra, Minho, Kentucky, New Mexico, Purdue e SFA-Texas e, atualmente, desenvolve tese de doutorado em Ciência da Literatura junto à Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou Drummond: a invenção de um poeta nacional pelo livro didático (Vitória: Edufes, 2011) e Drummond, do corpo ao corpus: O amor natural toma parte no projeto poético-pensante (Vitória: Edufes, 2009), e co-organizou Bravos Companheiros e Fantasmas: estudos sobre o autor capixaba (vol. 5) (Vitória: Edufes, 2015) e Leitura de literatura na escola (São Paulo: Parábola, 2013).